Algumas viagens são dedicadas ao puro lazer. Outras proporcionam experiências que expandem horizontes e levam à reflexão. Índia e Egito são destinos que se enquadram nessa segunda categoria. Elo entre a África e o Oriente Médio, o Egito é o berço da mais poderosa civilização antiga, que deixou ao país um legado arqueológico incomparável. Entre o Mar Vermelho e o Mediterrâneo, o país também é um dos melhores lugares do planeta para a prática do mergulho. A Índia, segundo país mais populoso do mundo, exerce um fascínio enorme por seus contrastes e sua cultura que, em muitos momentos, desafia a lógica ocidental. Templos, palácios, parques nacionais e praias fazem parte do mix de atrações indianas. Índia ou Egito? Saiba mais sobre esses destinos e decida o rumo de sua próxima viagem exótica:
Maravilhas antigas e modernas
A Grande Pirâmide de Quéops é a única “sobrevivente” das Sete Maravilhas da Antiguidade, além de ser a maior do Egito, com 145 metros de altura. Erguida a mando do faraó da Quarta Dinastia (Quéops, ou Khufu), foi concluída por volta de 2600 a.C. e encabeça o impressionante complexo da Necrópole de Gizé. Nos arredores do Cairo, o conjunto inclui as pirâmides de Quéfren, Miquerinos e a Grande Esfinge.
Na Índia, por sua, vez, está o mausoléu Taj Mahal, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (eleitas em 2007), na cidade de Agra, a 215 quilômetros de Nova Déli (Ou Nova Delhi). O monumento mais famoso do país foi construído entre 1632 e 1653 pelo todo-poderoso Shah Jahan. Moldado em mármore branco e incrustado de pedras preciosas, rende homenagem à esposa favorita do imperador, que morreu ao dar a luz ao 14° filho.
Rios mitológicos
Cortando o Egito de norte a sul, o rio Nilo teve um papel fundamental na história do país. Não à toa, guarda impressionantes tesouros em suas margens, a começar pelos templos de Luxor e de Karkak. Muitos navios de cruzeiros percorrem o Nilo – eles são uma maneira prática e confortável para explorar a região.
Na Índia o Rio Ganges, sagrado para os hindus, atravessa a área mais densamente povoada do planeta, indo do Himalaia ocidental até a baía de Bengala – ao longo de mais de 2500 quilômetros. O lugar mais marcante às margens do Ganges é Varanasi, a mais importante das sete cidades sagradas do hinduísmo, que teria sido originada pela deusa Shiva. Ao vivo e a cores, turistas podem ver cremações, rituais e muitos templos à beira do rio.
Belezas naturais
No extremo sul da Península do Sinai, Sharm el-Sheik é o lugar estratégico para explorar as maravilhas do Mar Vermelho, um dos melhores lugares do planeta para mergulhar. Repleta de resorts (dos mais luxuosos aos acessíveis), a cidade também é ponto de partida de expedições que percorrem a região por vários dias, com o objetivo de avistar corais multicoloridos, milhares de peixes e até tubarões.
A mesma Índia que tem a metrópole frenética de Nova Déli também tem parques naturais onde é possível ver de perto leões, elefantes e outros grandes mamíferos. Mas a principal celebridade da vida selvagem na Índia é o tigre de Bengala, que pode ser avistado com relativa facilidade no Bandhavgarh National Park, no estado de Madhyya Pradesh.
Fonte: Mmtgapnet