Com os posts patrocinados do Facebook Ads conseguimos mais cliques, compartilhamentos e curtidas inclusive com aumento orgânico. Dessa forma é importante investir o mínimo que seja. Ao mesmo tempo que necessariamente precisamos de uma estratégia de conteúdo relevante e que gere engajamento. Assim conheça mais sobre os pontos que deve ter atenção.
No primeiro semestre de 2018 o Facebook Ads mudou a programação para entrega de posts orgânicos. Dessa forma o alcance e envolvimentos abaixaram muito. Portanto para resultados satisfatórios ficamos ainda mais reféns do investimento patrocinado. Ao mesmo tempo as possibilidade de anúncios, segmentações e relatórios analíticos evoluíram. O Facebook oferece o Gerenciados de Negócios onde é possível gerenciar vários itens:
Assim, antes de qualquer ação, é importante planejar a campanha digital com objetivos claros. Portanto, pela nosso experiências as campanhas em redes sociais tendem a gerar menos conversões do que as da rede de pesquisa. Porém elas são excelentes para construção de marca e para distribuir conteúdo através de posts/links do blog.
Como em qualquer mídia digital, quanto mais complexa a segmentação, maiores os custos de cliques, impressões, alcance, freqüência e engajamento. Ao mesmo tempo o lay-out dos posts também influenciam na variação destes custos. Assim a segmentação tem opção de ser geográfica através de raio, sexo, idade, interesses entre outros. Por fim, além do acompanhamento geral de performance, é importante que nossos posts patrocinados tenha uma frequência mínima para cada usuário. Dessa forma garantimos que a mensagem seja efetivamente assimilada.
Por fim utilize em sua campanha um mix de formatos (fotos, vídeos, links, carrossel, ..) e plataformas de entrega para um melhor rendimento.
Por Edu Matarazzo.