O funil de vendas, como o próprio nome diz tem foco e objetivo no aumento de vendas. Na “boca” ou topo do funil trabalhamos para atrair pessoas interessadas em seus produtos e serviços. Esta atração deve ser planejada e operada através de uma Campanha Digital incluindo itens como Google Adwords, E-mail Marketing e Redes Sociais. Com possibilidade de segmentação,garantimos que as pessoas que irão acessar seu site estão procurando produtos e serviços que você oferece. Destes acessos receberemos uma porcentagem de contatos via formulários, e-mails, telefone e whatsapp. Neste momento entendemos a primeira fase do funil de vendas chamada de conversão. Ou seja, quantos visitantes do site se converteram em leads. Neste momento já temos o primeiro indicador para analisar e otimizar: taxa de conversão.
Uma vez estes leads na base de dados devemos automatizar processos para nos relacionarmos com os leads. Essa relação esta baseada na troca de informações onde nós oferecemos conteúdo sobre nosso mercado, serviços e produtos. E, em troca, os leads nos fornecem mais informações relevantes do seu perfil. Portanto essa troca acontece através de landing pages onde os leads preenchem um formulários com informações valiosas nós. E desta forma ao enviar o cadastro recebe link para download do material.
Enfim, com essas informações segmentadas, a equipe de vendas recebem apenas os leads qualificados e identificados como uma oportunidade. Esse “acordo” entre Marketing e Vendas é pré-definido, e portando existem metas de qualificação. Portando quando vendas recebe o lead, além de estar dentro do perfil, já recebeu diversas informações em relação ao produto ou serviço. Desta forma o trabalho da equipe de vendas fica mais “fácil” e efetivo.
Assim mais que o faturamento, o funil de vendas aumenta os resultas pois todo o trabalho pode ser otimizado e automatizado.