Desde que apareceram os e-mails há um pouco mais de duas décadas, eles tornam-se cada vez mais técnicos para ações digitais efetivas e campanhas de e-mail marketing. Tecnologicamente as ferramentas e provedores criaram diversas “regras” para combater o spam e ataques de hackers. Desta forma as campanhas digitais incluindo e-mails precisaram se reinventar. E, assim terem taxas de abertura e cliques que justificassem o trabalho. Assim, além disso a preocupação dos domínios irem para as black lists e assim comprometer inclusive a performance na busca orgânica.
E-mail Marketing, Spam e lista negra
O primeiro passo é você ter um mailing atualizado e higienizado. Existem diversas ferramentas que fazem a validação de forma aprofundada através de up-load de arquivo xls, csv ou txt. Também apresentam relatório com dezenas de aspectos sobre a validação. Após o processo que pode levar até 72 horas é possível fazer o download do arquivo original. Evidente que com uma coluna adicional informando a qualidade do e-mail.
Mailing Atualizado e Segmentado
Neste mailing, além da coluna de e-mail, é importante que tenha colunas adicionais para personalizar e segmentar as campanhas. Dados como Nome, Sexo, Idade, Estado Civil e Interesses são importantíssimos para aumento das taxas de abertura e cliques. Portanto uma vez que estamos enviando a oferta certa para as pessoas, evidente que o interesse será maior. E, desta forma, respectivamente as taxas abertura e clique. Em relação a personalização, as ferramentas de disparo incluem campos variáveis. Enfim possibilitando que você inclua no assunto ou corpo do e-mail informações que tenha na sua base de dados ou planilha que seja.
Ferramentas de Disparo
As ferramentas de envio de e-mail marketing em massa existem desde que apareceram o e-mail. Porém com o passar do tempo elas foram se modernizando e hoje oferecem muito mais o simples disparo. As ferramentas de Inbound Marketing, além do disparo, oferecem formulários para captação de mailing ou leads, nutrição de dados, automação, segmentação e muito mais. Elas tem incorporadas critérios de validação e qualificação do e-mail em níveis de bounces. Também controlam e classificam o engajamento dos e-mails em relação a abertura e clique.
Criação do E-mail Marketing
Por fim tão importante quanto todos os itens acima descritos é a criação e layout dos e-mails. As ferramentas atuais oferecem a criação já com tecnologia responsiva onde os e-mails se adaptam em computadores, celulares e tablets. Importante que eles contenham textos e imagens na proporção de 75% e 25% respectivamente para aumentar as taxas de entrega. Além dos botões de CTA (Call To Action) visíveis e com cores de contraste que incentivem o clique.
Desta forma as ferramentas também oferecem itens de validação antes do envio que melhoram a performance de abertura e pasta de spam. Os campos de Assunto, Nome e E-mail de envio também são fundamentais para aumento das taxas. O assunto deve ser curto e objetivo com chamadas incluindo Ganhe, Promoção, Última Chance, e, desta forma, despertando o senso de urgência. O nome e e-mail é importante que seja enviado por uma pessoa e não por um departamento ou -mail genérico como administravo@, vendas@ e assim por diante.
Assim com essas dicas temos certeza que sua campanha de e-mail marketing terá melhores resultados.